Classe A – Ajuste Básico Sem Scanner




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Classe A – Ajuste Básico Sem Scanner

classe a

   O ajuste básico deve ser feito quando a bateria for desligada, a borboleta (TBI) for limpa ou quando a marcha lenta estiver irregular ou oscilando.

Para se fazer o ajuste básico, siga os seguintes passos:

1 – Aqueça o motor por cerca de 15 minutos;

2- Desligue o motor e retire a chave por 3 minutos;

3- Ligue a chave sem dar a partida e mantenha ligada por 5 minutos;

4- Dê partida no motor e ligue TODOS os acessórios (ar condicionado, ventilador interno no máximo, farol alto, pisca alerta, enfim TUDO;

5- Deixe o motor ligado por 10 minutos.

Após esse procedimento, a marcha lenta deve estar estabilizada.

 




Qualificação

Sobre a Classe A

classe a

   A Mercedes começou com uma primeira fase da campanha do Classe A, tendo início em outubro de 1998, quando começaram a ser veiculados 12 programas de 90 segundos cada, durante 12 domingos seguidos no Fantástico. Essa etapa tinha intenção de divulgar, de modo jornalístico, em formato de documentário, a construção da primeira fábrica de automóveis Mercedes-Benz fora da Alemanha e o lançamento do Classe A. Cada um deles tratava de um assunto específico: design, motor, chassi, aerodinâmica, a escolha de Juiz de Fora, entre outros temas. Foram dirigidos pelo jornalista Luís Fernando Silva Pinto, da Idea Television, de Washington, e realizados nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil. Em 1999, ano do começo da produção nacional, a marca novamente pôs uma campanha de lançamento do modelo, colocando no ar 5 comerciais de televisão e mais uma série de anúncios de mídia impressa, outdoor e spots de rádio.

Suas vendas atingiram patamares aceitáveis, no começo. Mas seu preço elevado para a época (R$33 mil reais, na versão Classic, básica), aliado à alta do dólar (a maoria das peças eram importadas), o carro foi, a cada ano, vendendo cada vez menos. Acompanhando esse declínio nas vendas, a fábrica de Juiz de Fora estava operando em ociosidade, produzindo apenas 20% de sua capacidade total, quando a previsão era produzir 70.000 carros por ano.

Em 15 de agosto de 2005, a produção do Classe A em Juiz de Fora foi parada, após só 63.402 exemplares fabricados desde 17 de fevereiro de 1999.

47 thoughts on “Classe A – Ajuste Básico Sem Scanner

  1. oi bom dia tenho classe a 160 2004 com prolema na macha quando o carro estar parado ela ta normal quando estou andado ela nao quer entra?

  2. tenho uma classe a 2001. ela esta falhando. verificando as velas de ignicao percebi que uma nao esta queimando, verifiquei a bobina e ela esta boa, o que pode ser?

  3. Boa noite tenho uma classe A 190 2001quando estou andado aparece no painel o símbolo de ABS e o F de falha no motor e o carro aciona o frio de emergência e trava e não passa mas a macha e horrível e ate a direção ficar tura apos desliga e ligar some mas depois de alguns metro aparece de novo levei para um mecânico ele falou q era o modulo AKS

  4. Boa noite, tenho uma 160 semi aut, preciso fazer a troca do fluído de freio, minha dúvida é se posão fazer com o método de bombear o freio e liberar os sangradores, ou tem algum maquinário especial?

  5. Boa tarde, Tenho uma classe A 160 mec, que passou apresentar 2 problemas;
    1 – O botão que trava/abre portas e compartimento para colocar gasolina parou de funcionar.
    2 – Andando com o carro, do nada começar a apitar e aprece no painel no odometro
    a mensagem: 1,5L, Pode me ajudar, antecipadamente agradeço.

      • Amigo, conforme vc indicou achei a Central de Travas e apertei as mangueiras. Mais o problema continua, não te relatei o seguinte, quando abro o carro com a chave manual abre todas as portas, quando fecho, fecha apenas a do motorista as outras permanecem abertas, tenho que apertar o pino as portas para fechar e fechar o porta mala com a chave. O botão da trava no painel tambÉm ocorre o mesmo problema, só abre as portas, não fecha. Por favor mande seu tel para meu email, para que eu possa entrar em contato. Obrigado

  6. Bom dia!
    Tenho uma A 190 automática 2003 estou com um problema no display do painel de instrumentos. Como é difícil conseguir um painel para automática, gostaria de saber se o painel da semi automática é o mesmo?
    Pesquisei pelo código da peça e, ao que parece é o mesmo código da semi automática. Poderia me ajudar nesta questão?
    Grato!

      • ola boa tarde, eu tenho uma classe a 190 , 2005 automatica! ela esta com os seguintes problemas : toda vez que eu a esterço o carro completamente , ela fica muito dura , quase impossivel de se conseguir virar, mas quando desligo e ligo ela volta ao normal.
        Segundo problema: é que quando estou numa subida muito ingreme e tenho de parar … o carro fica sem força para subir e tenho que tambem desligar e ligar para o carro ter força. Isso acontece ate mesmo quando faço uma ultrapassagem que é necessario pisar bem, o carro quando volta para a acelaraçao baixa ele ronca e nao sai das primeira e segunda marchas.
        Terceiro: o painel dele apos um periodo acende as luzes ABS e BAS ESP.

        OBS:o carro ja passou pelo scaner.
        Aguardo sua resposta!
        Att,
        Pamela.
        e

  7. amigo tenho uma A190 automatica ano 2002 o meu carro esta apresentando um problema quando engato a re . quando tiro a alavanca do p para re ele da uma pequena pausa e quando entra a marcha da um tranco isto com o carro frio depois de quente diminui o tranco bem ! tambem noto uma pequena inprecisao no painel quando do neutro para a re !!!
    para frente as marchas todas normal nada de trancos !! pode me orientar ?

  8. Boa tarde Jay. Tenho uma 160 semi automatica 2001, ela esta com um problema a um tempo que não consegui resolver ate agora, nem na autorizada. Quando dá a partida tudo aparentemente normal com a aceleração regular, nenhuma luz ou informação de anormalidades, agora quando se engata qualquer marcha e solta o freio, ela da uns trancos violentos e morre. Consegui ajustar varias vezes com este ajuste basico e funcionou, porem ela sempre volta.

    • Boas. Com um scanner, verifique o ajuste do sistema de embreagem. Veja se os parâmetros estão corretos! Verifique também o estado do suporte de fixação do atuador da embreagem. É comum ele trincar e começar com este mesmo tipo de problema.

  9. Olá amigo! … tendo um classe a 160, e ele ta com um probleminha safado no cambio automatizado dele:
    Eu consigo passar as machas sem difiguudade alguma, só que após passar macha ele demora para responder na rodagem, o que faço?

  10. meu MB classe a 160 semi automatico cheguei de viagem e ele simplesmente apagou , mas estava com ABS aceso e tambem luz da bateria , verifiquei que o cabo terra que fica embaixo do carro perto do alternador estava quebrado consertei o cabo ai quando ligo a chave ele liga a ventoinha e nao da sinal no motor de arranque ou seja nao vira .pode me ajudar ?

  11. bd tenhu uma classe a 160,,ela não da aceleração,nao passa d 2 000 giros,foi passado aparelho nela e apresentou falha na borboleta,e tbm foi visto q não vem negativo pro plug q e conectado no mesmo corpo …..podem me ajudar obrigadu

  12. Bom dia, tenho um Classe A190 2005/05 e estava com a famosa K1 com trincas e o cambio estava funcionando perfeitamente, apenas deslizando na primeira macha, pois bem o mecânico retirou praticamente o motor inteiro para poder retirar o câmbio, a peça foi sanado o problema com solda e torneada, mas ao montar de volta o câmbio ficou com um barulho quando no “N” e está dando um tranco na troca da primeira macha para a segunda macha apenas, as outras estão normal, a unica peça que foi retirada foi a K1, na montagem tem posição correta? digo nos dentes das embreagens e no eixo? será que tem regulagem eletrônica? depois de motar teria que ter passado o Scaner? desde já agradeço pela atenção.

  13. Boa tarde!!!

    Tenho Mercedes Classe A 2003 160 e quando terço a direção toda para qualquer um dos lados ela volta muito dura mais quando eu desligo o carro e ligo novamente ela volta o normal , vi em alguns sites que pode ser o rele do sistema eletro hidráulico que pode esta em curto sera isso mesmo?

    • Boas.Desculpe a demora…
      Não acredito que seja o caso. É mais provável que seja:
      – Contaminação do fluido
      – Falta de fluído
      – Bomba elétrica

  14. Apenas vou contestar o titulo do tópico.
    Esse negócio de desligar bateria para resetar os parametros não existe.
    Se a marcha lenta está inrregular é porque existe alguma avaria.
    A coisa que mais me revolta é que no Brasil, todo mundo é mecânico e técnico de futebol!.

    • Boas. Acho muito legal questionarem e debaterem os tópicos. Agradeço!

      Concordo com o amigo. Desligar a bateria pode ser efetivo apenas em alguns casos. Se não souber o que esta fazendo, pode piorar muito o problema e ainda causar outros. Um exemplo: Um amigo reparador desligou a bateria de uma Mercedes ML e não reparou que a bateria de backup estava desligada. Ao Religar a bateria, todos os sistemas entraram em emergência, devido a falha de baixa tensão.

    • Verifique o sensor de temperatura e o sensor de fluxo de ar. Devem estar contaminados. (normal para classe A). Basta limpar com limpa contato.

  15. Boa tarde eu tenho uma classe A 99 semi automática que apresentou um problema no câmbio se eu subir um lado do carro no meio fio as marcha fica com dificuldade de entra, coloco ela no plano as marchas passam com dificudade. será problema de óleo ou será outros problemas

    • Boas. Use um scanner e faça a sangria do sistema, pode ser contaminação do óleo. Aproveite e faça o processo de adaptação. O scanner também calcula a folga do disco de embreagem e se estiver acima de 17mm, vc terá de troca-la.

  16. bom dia,tenho um classe a semi aut 1999. porem sempre demora um pouco pra sair,ate ai td bem pq todos semi aut. sao assim,só q depois q troquei o oleo e o filtro de oleo,,no começo ele continuou normal,mas depois quando comecei a engatar as marchas,ele ta saindo rapido,quando tiro o pé do freio ele arranha um pouco e sai rapido e dependendo ate morre.o que poderia ser esse problema,será q esta com alguma entrada de ar no aks?eu reparei q tava um pouco baixo o fluido.

  17. boa noite.
    tenho um Classe A 2003 que foi a recém feito o motor. O carro na estrada funciona perfeitamente. Quando está parado levanto giro e ele levanta normalmente, mas quando vou arrancar, mesmo com o giro alto o carro falha, engasga e na maioria das vezes morre. Será que tem algo a ver com o motor que foi a recém feito e mal regulado ou é algo apenas de reprogramação?

    • Boas. Não é só programação… Há alguma deficiencia no sistema eletrônico. Digo isso porque se fosse um problema mecânico, o motor funcionaria de forma irregular. Seu problema pode estar na bobina (fuga de corrente), ou em algum sensor responsável pela regulagem de mistura (Sonda, MAF, etc)

  18. bom dia meu mercedes classe a depois da troca do cambio esta arranhando na primeira e na segunda, o que pode ser pois o atuador esta bom,arranha mas entra,no painel esta tudo certo com as marchas aparece normalmente 1,2,3,4,5,R, precizo trocar a bobina de igniçao,e reapar os tençores,pois eu ligo o carro e a luz vermelha que tinha que desligar depois de 4 segundos nao apaga,olhei o manual e la diz que isso aviza que os arbegs,e os sintos foram asionados sem ter tido acidente com o carro bom alguem sabe porque arranha ………obrigado..

  19. Ola tenho uma classe a 190 troquei o cambio ,com uma maquina o mecanico tirou todo ar da embreagem,mas eu engato a primeira arranha um pouco , tento sair e ele morre,salto o freio de mao e ele morre tambem,e aparece a letra f no painel,lembrando que o carro ficou sem bateria 7 meses,me deram uma dica de passar o scaner,porque o carro esta totalmente desprogamado,vou fazer isso na segunda feira ,o cara me cobrou 40 reais mas, ele disse ,tem esse modelo de carro na minha maquina,so tem que saber se esta liberado,bom seja que deus quizer,sera que qualquer scaner pode conectar na classe a 190 semi automatica…..abraços…

    • Boa noite. Pode ser até que tenha de fato desprogramado (sem referência dos sensores). Já o scanner desse rapaz não faz programação, disto estou certo. Alguns Scanners genéricos até tem a função de reset dos parâmetros auto adaptativos, mas com certeza não fazem programações. O único que faz programação é o scanner Mercedes “MB Star”.
      Independente das programações, eu ainda acho que essa falha esta sendo causada pelo sensor de velocidade de entrada ou saída da transmissão. Já vi esse tipo de problema! De qualquer forma, com o scanner, vai ser possível acessar o banco de dados da memória e ver a falha que esta sendo apresentada…
      Abraço

  20. Jay, boa noite, tenho um classe a e quando engato marcha ele aparece o f no painel e não engata outra marcha. pode me dizer o que pode ser? obrigado

    • Boa tarde amigo. Esse F que aparece no display do painel, indica falha no sistema de transmissão. Para saber o tipo de falha, é necessário acessar o módulo de transmissão com o uso de um scanner automotivo. Em geral, para os modelos Classe A, a maior parte dos aparelhos genéricos fazem essa leitura. Vc não terá problemas com o diagnóstico. Apenas procure uma oficina que possua um scanner.

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