Interruptor de Vidro Elétrico de Reversão Simples




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Interruptor de Vidro Elétrico de Reversão Simples

 Atualmente a tecnologia vem evoluindo na construção dos automóveis e é bem mais percebido nos acessórios. Computador de bordo, piloto automático, air bag, abs, multimídias, etc, são cada vez mais comuns e acessíveis até nos modelos mais populares.

   Vamos aqui discutir um equipamento de conforto que muitos consideram indispensável: O vidro elétrico! Como o tema é muito extenso, neste post falaremos especificamente do interruptor de vidro elétrico de reversão simples.

botao vidro eletrico ecosportbotao-vidro-eletrico-corsa-classic-6-pino-botao vidro eletrico santana

   Apesar de haverem inumeros modelos destes interruptores, o funcionamento é EXATAMENTE o mesmo e a ligação destes interruptores são feitas da mesma maneira! Para simplificar, iremos usar aqui o Monza da Chevrolet como exemplo, mas que serve de regra geral para todos os modelos e marcas que usam este tipo de sistema.

   Para começar, reversão simples significa que o interruptor inverte as correntes de saída para que o motor elétrico funcione de forma oposta, ou seja, quando há + e -, ele gira para um lado e quando há – e +, gira para o outro lado.

vidro eletrico

   Diagrama do vidro elétrico do Monza 2 portas

(desculpem o meu desenho tosco)

esquema-botão-simples1

   Neste diagrama, adotamos os traços vermelhos como positivo, marrom como negativo azul e verde para os motores.

   Agora vamos entender como funciona o interruptor do vidro elétrico. Veja a imagem abaixo.

esquema-de-reversão-simples-e

   A imagem a esquerda mosta os terminais do interruptor e a imagem da direita o interior do interruptor. As linhas azuis escuras demonstram o mecanismo de contato e o azul claro a tecla do interruptor. Note que quando a tecla esta em repouso, os contatos mecânicos fecham o circuito entre as duas saídas para o motor e os negativos. Por este motivo, se diz que o sistema tem “descanso negativo”.

   Note que se a tecla for acionada, o contato vai ser “empurrado” para baixo e fechara a saída do motor com o positivo. Desta forma o circuito frá com que o motor elétrico seja acionado até que a tecla volte ao estado de repouso. Este é o motivo do sistema ser chamado de reversão simples, porque se você alternar o acionamento da tecla, a polaridade também se inverte!

esquema-de-reversão-simples-passageiro

   A ligação do interruptor da porta do passageiro é um pouco diferente. Veja na foto acima. A esquerda, demonstramos o interruptor da porta do motorista que aciona o vidro do passageiro e a direita, o interruptor instalado na porta do passageiro. Veja que para integrar os 2 interruptores, a ligação da porta do passageiro usa os negativos ligados aos fios de saída do motor do interruptor da porta do motorista. Vamos lembrar que em repouso, os fios do motor, tem negativo (descanso negativo). Esta ligação é feita porque ao acionar o interruptor da porta do motorista, o sinal positivo vai passar pelo terminal negativo que esta ligado diretamente ao terminal do motor. Imagine a corrente saindo por um dos terminais do botão esquerdo (linha verde) e viajando  até o terminal negativo (linha marrom), seguindo até o mecanismo de contato (linha azul) e saindo diretamente para o motor (linha roxa).

   Desta forma é possível ligar interruptores para 2 ou 4 portas!




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77 thoughts on “Interruptor de Vidro Elétrico de Reversão Simples

  1. Bom dia, estou com dificuldade para instalar um módulo de vidro no Golf 96, ele tem este tipo de botões, tenho que puxar um fio de cada porta para fazer a ligação do módulo?

  2. Ola!
    Tenho um problema diferente.
    O interruptor do vidro do passageiro partiu-se no interior, preço 56€ por um novo.
    Então eu resolvi por um universal (interruptor teimoso comutador).
    Então entra o meu problema, o interruptor tem 6 ligações e a banana do carro que irá ligar ao interruptor tem 5 fios…
    Com o seu esquema acima indicado resolvi reduzir de 6 para 4 ligações, unindo os 2 fios positivos e os outros 2 negativos…
    Até aqui eu entendi como fazer…
    Mas agora eu fico com 4 fios para ligar na porta do carro onde tem lá 5 fios…
    fica a crescer 1 fio na porta por ligar….
    Eu penso que este fio deverá pertencer á interruptor do condutor…
    Agora só me falta descobrir na banana da porta qual são os fios certos para ligar-los….
    Eu nao sei se me tou fazer entender… é pena nao conseguir por imagens aqui ou links para fazer entender melhor…

    • Consegui ligar o interruptor na porta, funciona lindamente…
      Mas o interruptor do condutor não funciona.
      Então, o fio (1) que tenho a mais na porta, pertence ao interruptor do condutor, mas não sei onde ligar-lo…

      Este fio passa corrente, testei com multimetro, quando é pressionado no botão do condutor (para cima dá positivo\ para baixo negativo)
      Ligo este fio a onde no interruptor do passageiro?

  3. Desculpe, vou reformular. Deu um problema no teclado.

    Estou resolvendo um problema no meu fiesta.
    Minhas duvidas são:

    1) Quando ambos os botões estiverem apertados (passageiro e motorista), vai haver alimentação de dois positivos no motor. Não vai queimá-lo?

    2) E percebi que o fio subir do botão do motorista vai para o fio descer do passageiro e vice-versa. É proposital ou devo fazer ao contrário?

    Muito obrigado e parabéns pelo site amigo.

    • Boas.
      Pergunta 1: _ Não vai queimar! Veja que o botão do passageiro recebe o negativo do botao do motorista! Se o motorista apertar o botao ao mesmo tempo que o passageiro, a tensão negativa será cortada, e sem o negativo, não tem como haver curto!

      2- Se inverter, o máximo que vai acontecer, é vc apertar para subir, e o vidro vai descer… daí é só inverter novamente!

      O mais importante, é ver que os botões dos passageiros dever estar com os pinos de negativo ABERTO! Os botões do motorista, são diferentes dos passageiros, porque são fechados, ou seja, há uma ponte interna entre os 2 terminais negativo!

  4. Boa noite. Analisando seu diagrama acima, percebi que o fio do baixar do interruptor do motorista vai para o fio subir do interruptor do passageiro e vice-versa. Seria proposital ou devo fazer inverso? Outra questão: Quando o interruptor do motorista está clicado, passa corrente para o outro lado. E se outro lado clicar também. Vai haver alimentação de 2 positivos no motor do carona. Não vai queimar o motor? Estas são as dúvidas pois estou com um problema no Fiesta, ele queimou o módulo dos vidros e já fiz funcionar todos pelos botões da porta do motorista, agora estou vendo essa possibilidade para fazer funcionar os traseiros e passageiro.

    Muito obrigado e abraço!

  5. Gostaria de saber se é verdade que quando se troca de bateria ou descarregamento total, quando recarregar ou trocar pode ocasionar desconfiguração do controle automatico de subida dos vidros ao acionamento dos vidros e que o problema é de fácil solução?

  6. Bom dia, queria tirar uma dúvida com você, tenho um projeto de criar um difusor de escapamento eletrônico usando como motor, um motor de máquina de vidro pra abrir e fechar a borboleta e quero usar um botão de vidro elétrico pra girar no sentido horário e anti-horário a borboleta, que tipo de botão posso comprar? Visto que não vou usar relê, apenas fusível. Tem whatsapp pra me ajudar? Agradecido

  7. Amigo valeu. O seu post me ajudou muito. consegui colocar nas quatro portas do meu santana. Comprei as maquinas em um desmanche originais e em ótima conservação($120 as 4) rsrs. Os auto elétricos da minha região queriam muito caro para fazer a instalação, por volta de $500 Dilmas. E graças ao seu post gastei $ 100 reais de material, incluindo o modulo inteligente, e um sábado das 8h as 18h. Com todas as conexões soldadas e isoladas com espaguete retrátil e silicone. Serviço amador, mas ficou show de bola.
    VALEU AMIGO.

  8. Boa noite Jay,
    Possui um santana 2003, completo. Na qual tem vidro elétrico nas 4 portas e os vidros sobem quando é acionado o alarme.
    – Primeiro problema, os vidros ao dar um toque somente abrem ou fecham por completo. Somente o Vídro do motorista não. Porque?

    – Segundo problema, ao acionar o alarme somente o Vídro do motorista não sobe. Porque? Como resolvo isto.

    Desde já abrigado.

  9. Boa noite Jay,

    Tenho um santana 2003, meu problema ocorre quando aciono o alarme e somente o Vídro do motorista não sobe. Como resolvo este problema. Obrigado desde já.

  10. boa tarde amigo, tenho um uma s10 ,os vidros traseiro/dianteiro lado esquerdo sobem e param simultâniamente,assim tenho que travar e destravar o carro varias vezes ate fechar os vidros .OBS inverti os fios das portas para o lado direito acontece a mesma coisa o problema esta na central.
    seria melhor subistituiçao da central?

  11. O vidro do carona não levantava. Troquei o interruptor colado do carona. Funcionou normal daí. Só que agora não consigo baixar nem levantar pelo comando do lado do motorista. Oque pode ser.

  12. EU TENHO UM POLO SEDAN 2008 E QUANDO FECHO A PORTA DO MOTORISTA OU A DO CARONA , OU SEJA UMAS DAS PORTAS O VIDRO DO LADO OPOSTO DESCE, É EU BATER A PORTA COM VIDRO FECHADINHO E AI ELE DESCE COM O CARRO DESLIGADO , AI TENHO QUE PEGAR VIRAR A CHAVE E SUBIR O VIDRO NOVAMENTE E AI ELE NÃO FECHA MAIS. PORÉM QUANDO VOU ABRIR O CARRO NOVAMENTE O VIDRO DO CARONA E AS VEZES O MEU DESCE. O QUE PODE SER AMIGO?

  13. Bom dia
    tem alguma coisa solta dentro do interruptor do vidro eletrico do meu carro é um crossfox desmontei para ver e não sei como colocar as travinhas internas para que tenha pressão pode me ajudar

  14. Tenho um gol G5 2011, o acionamento do vidro traseiro está invertido, quando preciono para subir o vidro baixa e vice-versa.
    Se ligar o alarme ele baixa o vidro que está com o acionamento invertido.
    Como corrigir isso?

    grato

  15. Boa tarde, tenho um xsara picasso e o vidro traseiro direito não abre, ele da sinal só quando aperto para subir, poderia me auxiliar em como resolver o problema comprei o carro a pouco tempo e já estava assim

  16. boa tarde estou com um ford focus 2012 ele não tem vidro traseiro , comprei o kit original nele veio chicote ate na coluna motor e uma central preta , o que esta acontecendo ligo o fio positivo e o negativo ele funciona normalmente cerca de um minuto , após esse tempo ela para de funcionar observei que ela para de passar sinal pro botão
    será q tem mais algum fio pra ligar ?
    cor dos fios : ” BRANCO/ROXO ,CINZA/BRANCO esses são do som”
    tem mais esses “PRETO/2LISTA LARANJA ,CINZA/2LISTA LARANJA ”
    O QUE EU ESTOU LIGANDO NO POSITIVO E NO NEGATIVO SÃO “positivo LARANJA/CINZA ” e “negativo PRETO”
    O QUE PODE SER

    • Boas. Cada montador de kit trabalha com um fabricante de módulo diferente! Será necessário descobrir qual o fabricante do seu módulo e baixar o diagrama no site.

  17. Bom dia, tenho um I30 e o vidro traseiro só descia e não subia, pelo comando da porta, mas pelo comando do motorista fazia as duas funções, bem ai eu desmontei o botão para ver se havia algo errado, fiz um jump para ver se ia fazer as funções, mas fiz uma cagada, aho que dei um curto quando joguei os 12v no fio para descer e ai não funciona mais em nenhum comando o vidro traseiro, os outros funcionam normal, ma o traseiro nem na porta e nem pelo comando do motorista, sabe me dizer o que pode ter acontecido!!!
    grato…

    • Boas. O seu problema ERA no botão traseiro (faço restauração). Agora é necessário verificar e substituir o fusível que queimou e torcer para a central elétrica não tenha queimado!

  18. Boa noite peguei o esquema de fusíveis do ford versailles e fui corrigir os do meu carro pois estavam me causando algumas dores de kbça em relação as luzes de cortesia, luz de placa e luz do porta luvas, deixei todos os fusíveis como manda o esquema, mas os vidros das portas traseiras pararam de funcionar, e os da frente continuam normais, oq pode ter ocorrido? Inclusive pelo comando central eles descem, mas ñ sobem, e nas portas traseiras eles ñ dão nem sinal de vida

    • Boas. è provável que vc tenha deixado de instalar o fusível dos vidros traseiros… Se não for o caso, pode acontecer do terminal “ISOLAR”, mesmo com o fusível intacto.
      Se vc precisar, me envie um e-mail que eu te passo o diagrama elétrico. Abraço

  19. boa noite tenho um gol e coloquei vidros eletricos mas eu gostaria de deixar um botão do lado direito e dois botoes na porta esquerda um botão a mais para comandar a porta direita, os botoes q estou usando são do monza com 5 pinos…

  20. Amigo como eu faso pra acha o positivo e o negativo de um botao duplo de 8 pinos do lado esquerdo?tem como vc enviar no meu email um desenho da ligacao?

  21. amigo esto colocando um vidro eletrico no meu gol!e o mais simples que tem!gostaria de saber como faço a ligação do botao?o botao tem 5 conectores enumerados de 1a5!

  22. boa noite amigo, por favor , tem como me explicar como eu ligo o botao duplo lado do motorista de 6 conectoresdo tempra?

  23. Olá amigo possuo um tempra 96 com alarme positron e tenho esse modulo positron sw430ps para fazer a instalaçao em conjunto mas so que ele tem um conector com 4 fios vai ligado no motor e um plug 2 dois fios para o motor ele usa aquele motor mabushi o to em duvida no descanço dele se é negativo ou positivo se eu vou ter q usar esses 6 fios pra fazer a ligação dos vidros eletricos e no manual do modulo seria passo nove pra a instalação dos vidros traseiros parace q no motor dele tem tipo um modo esse q te falei q sai 4 fios de la?… igual esta no manual? abraço http://webadmin.pst.com.br/arquivo/9cf8e6cd-80ce-429a-a9db-f1eae8de8a36.pdf

  24. ola tenho fiesta sedan queria saber se tem como eu fazer o botão do lado do passageiro ficar inteligente pois só os botoes do lado do motorista estão inteligentes , a centralina é a lv 108 quantum

    • Bom dia. Claro que sim. Inclusive, na instalação correta, TODOS os comandos ficam inteligentes.
      Veja no site da Quantum, o diagrama do LV108.
      Abraço

  25. Bom dia, tenho um Ford fiesta personalite 2003, o botão do lado do motorista estava emperrando aí fui fazer alguns ajustes, mas deixei a chave do carro ligada e fechei um curto no botão Resultado: Agora o vidro do lado do motorista só sobe e não desce mais!!! Obs o outro vidro funciona normal!!! seria fácil resolver isso? acho que não deu pau no módulo né?

    • Boa tarde. É possível! Mas antes de trocar qualquer coisa, teste o conjunto de botões. É muito comum dar problema nesse conjunto. Como vc curto circuitou o sistema, procure ajuda profissional para realizar o teste nos reversores de corrente. Abraço

    • Boa noite Alan. O que vc precisa mesmo? Desculpe, não é relaxo. Respondo a MUITAS perguntas todos os dias de 2ª a 2ª…. Não consigo me recordar de tudo, desculpe. Se vc me disser o que vc precisa e enviar junto com o e-mail, estarei pronto a lhe ajudar. Abraço.

  26. olá amigo estou num projeto e preciso muito de sua ajuda eu tenho uma citroen jumper teto auto, e eu queria criar uma porta automatica para ela, só que diferente das que existen, e acredito que esse interuptor de vidros eletricos poderia funcionar para inverter o sentido de rotação do motor. teria como voce me ajudar mande seu contato para mim esclarecer minha duvida completa!

  27. Olá meu caro, estou apanhando um bocado, pois os vidros do meu santana 93 pararam e dei uma de curioso e fui tentar sanar o problema. Troquei dois botões de subir e descer o vidro, mas agora eles ficam acessos mesmo com a chave desligada e não sobe mais no controle remoto (apenas os traseiros) amigo, se vc puder me dar uma dica do que fazer para deixar tudo como estava eu lhe agradeço. Detalhe: funcionava tudo perfeitamente, acho que devo ter invertido algum fio, pois é muito fio no console do carro. enfim, obrigado pela atenção.

    • Boa tarde. Geralmente, o Santana e o Versailles dão problema no rele temporizador. O descanso do vidro do motorista é positivo, e é isso que vc devee ter invertido. O rele é fixado acima da caixa de fusíveis. Também há o rele automatizador do vidro do motorista que também vale a pena verificar. Abraço

  28. boa noite amigo comprei um vidro eletrico da montana 2012 instalei e ficou show o kit é sensorizado ja vem prontinho os chicotes com o plug para colocar no modulo e o modulo é marca DIAL porem ele queimou pq entrou agua e agora como faço para arrumar isso? pois nao acho esse modulo dessa marca e tentei colocar ele sem modulo mas nao consegui somente ligando direto no motor positivo e nagativo pode me ajudar

  29. Bom dia.

    Tenho um polo sedan 2012, a luz do abs estava ligado direto, mandei então passar no computador para identificar qual era o problema. A pessoa conseguiu apagar, porém, meu sistema de vidro elétrico não funciona, não sobe nem desce, funciona apenas pelo acionamento da chave direto no miolo da porta.
    O que faço?

    • Boa noite. O polo tem sistema de diagnóstico para o vidro elétrico também. O problema pode ser derivado do módulo de conforto ou até mesmo dos módulos de vidro das portas. Veja se esse rapaz que passou o scanner no sistema de ABS possui o software para conforto e vidros. Se tiver, peça para que ele apague a memória e faça apenas um reset dos auto adaptativos. Deve resolver o problema.

  30. OLA, GOSTARIA DE SABER SE SERIA POSSIVEL ENVIAR-ME UM ESQUEMA ELETRICO DAS LIGAÇOES DO VIDRO ELÉTRICO AO MICROPROCESSADOR. ESTOU NECESSITANDO PARA DESENVOLVER UM PROJETO NA FACULDADE.

    OBRIGADO

    • Boa tarde amigo. Você precisa se mais específico. O sistema de vidro elétrico não é diretamente processado. O sistema do vidro trabalha com controladores e o processamento é feito no módulo de conforto ou carroceria (dependendo do modelo). Mesmo a linha de diagnóstico não é ligada diretamente ao sistema de vidros.
      Para um estudo mais efetivo dos processadores na industria automotiva, recomendo que você dê mais atenção ao sistema de conforto e carroceria. Nos novos modelos, são responsáveis por TODOS os equipamento elétricos e eletrônicos e chegam a trabalhas em rede com mais de 15 módulos diferentes ( ABS, Ar Condicionado, Painel, Imobilizador, Alarme, Vidros, Travas, Setas, Faróis,etc). Também recomendo que antes de decidir, consulte o valor de um equipamento de diagnóstico e um programador. Existem muitos modelos extremamente baratos no mercado chinês, e apesar de não ser muito adequado para o uso profissional, vai incrementar MUITO o seu trabalho, pois com ele vc consegue DEMONSTRAR as funções através dos parâmetros ou simulando funções. Exemplo: VW ou Audi – Scanner VAG COM, o custe é em torno de R$70,00.
      Abraço e boa sorte

  31. Amigo boa tarde! Gostaria de saber como configurar os vidros elétricos do Tempra i.e 96. A bateria foi desligada e agora os vidros quando são levantados,fecham e descem novamente. Pra mim conseguir fecha-los tem que ser toque a toque! Tem alguma solução?

    • Bom dia.
      1- Desligue a bateria novamente por 2 minutos;
      2- Reconecte a bateria e ligue a chave;
      3- Coloque uma régua na parte superior da canaleta do vidro e suba com cuidado até encostar na régua;
      4- Após encostar o vidro na régua, aperte o botão para subir e segure apertado por 5 segundos;
      5- Faça o mesmo para todos os vidros.

      Abraço

  32. amigao tira uma duvida…

    i no caso de botoes que tem 4 pinos apenas, positivo, terra, motor e motor

    como fica a instalcao em serie ou seja botao do motorista que aciona a maquina do passageiro e mais o botao do passageiro

    aguardando

    abracos…!!!

    • Boa noite amigo.
      No caso do botão do vidro elétrico ter apenas 4 terminais, você NÃO poderá ligar os botões em série. O botão de 4 terminais é para uso exclusivo do acionador MESTRE. Para se ligar um ESCRAVO, a saída negativa (-) não pode ter o jumper interno. Se você tentar ligar, toda vez que você acionar o botão, ele vai curto circuitar. A ligação deve ser feita exatamente como está no diagrama do post.
      Uma solução para se ligar com 4 terminais em todas as portas, seria usar um módulo automatizado para as 4 portas, e neste caso, não há a necessidade de se usar negativo no botão, já que o módulo só vai trabalhar com o sinal positivo (+).
      Espero ter ajudado. Abraço.

  33. ola! tenho tempra e estou tendo problema com vidros, fecham com dificuldade troquei canaletas, maquina e motor e nada antes da troca quem me orientou a efetua las fez o seguinte teste ,conectou um fio direto da bateria ao motor, o funcionamento foi perfeito. O q fasso?.

    • O Tempra trabalha com módulos de vidro instalados atrás do console central. Geralmente este tipo de problema é associado ao desgaste da cablagem que causa o aumento da resistencia entre os componêntes. Para soluciona-lo, é necessário verificar a resistencia da cablagem dando atenção especial ao aterramento. que em geral é o responsável pelo problema. Pode acontecer também dos reles do módulo de vidro estarem desgastados e se esse for o caso, faça a substituição dos módulos originais pelos da “Quantum Tecnology”. O modelo é o LV 107 e pode ser encontrado no site da Quantum. Já instalei vários e posso afirmar que funciona perfeitamente! Leia bem o manual de instalação porque os diodos necessários deverão ser comprados à parte.
      Abraço

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